ismael mussá defende abolição do registro eleitoral e introdução do cartão do cidadão

Actualiza News
By -
0


ismael mussá defende abolição do registro eleitoral e introdução do cartão do cidadão

O acadêmico e analista político Ismael Mussá defende a eliminação do processo de registro eleitoral, argumentando que, quando mal conduzido, compromete a representatividade no parlamento. A posição foi apresentada durante uma mesa redonda em Maputo sobre a agenda política para 2025 e o papel dos atores políticos na atual conjuntura do país.

"Devemos realizar uma reforma profunda de todo o sistema, começando por acabar com o registro de eleitores. Este é um processo desnecessário quando mal feito, porque afeta profundamente a questão da representatividade, já que a composição do parlamento é calculada com base nesses dados", explicou Mussá.

O debate ocorre num momento em que os partidos políticos se reúnem com o Presidente da República, Daniel Chapo, para discutir reformas à lei eleitoral. O chefe de Estado anunciou que os termos de referência já foram acordados e serão assinados em breve.

Mussá defende que o novo pacote eleitoral deve eliminar vícios no processo de votação e na divulgação dos resultados. Ele também aguarda a aprovação da proposta que introduz o Cartão do Cidadão, um documento de número único que substituiria o Bilhete de Identidade (BI), o Número Único de Identificação Fiscal (NUIT) e o Cartão de Eleitor.

Além disso, o analista político sugere a implementação do voto eletrônico de forma gradual, começando pelas capitais provinciais, combinando o sistema digital com o modelo tradicional.

Tags:

Enviar um comentário

0Comentários

Enviar um comentário (0)