Saúde de Ossufo Momade Não Influenciou Adiamento de Reunião da Renamo, Garante Porta-Voz
Maputo, 28 de fevereiro de 2025 - O adiamento do Conselho Nacional da Renamo, inicialmente previsto para os dias 7 e 8 de março em Vilankulo, Inhambane, não está relacionado com a saúde do presidente do partido, Ossufo Momade. A garantia foi dada pelo porta-voz da Renamo, Marcial Macome, em declarações ao MZNews.
A ausência de Ossufo Momade das recentes reuniões entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e líderes de partidos da oposição, havia levantado especulações sobre seu estado de saúde. Nas duas últimas sessões de diálogo, a Renamo foi representada pelos deputados Ivone Soares e Saimon Macuine, enquanto os líderes dos demais partidos marcaram presença.
"Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ele está bem", afirmou Macome, enfatizando que Ossufo Momade tem autonomia para designar seus representantes. "É preciso entender que ele tem vida própria e agendas de fórum pessoal", acrescentou o porta-voz.
Macome também minimizou as críticas de membros da Renamo contrários ao adiamento do Conselho Nacional, argumentando que a decisão foi tomada em consenso com os 120 membros eleitos do órgão. "Antes de fazermos a comunicação do adiamento, enviamos a carta para todos e concordaram", explicou. Ele ressaltou que outros membros, não eleitos, podem participar do Conselho por inerência de funções, como representantes de órgãos sociais do partido, e que não houve reclamações por parte deles.
Questionado sobre a nova data para o Conselho Nacional, o porta-voz informou que a decisão caberá à Comissão Política (CP) do partido. Sobre a data da próxima reunião da CP, Macome declarou que ela ocorrerá "a qualquer momento".


Enviar um comentário
0Comentários