Venâncio Mondlane Defende Encerramento Definitivo das Portagens Ilegais até Dezembro
24 de Março de 2025 | Redação Alertanews
O líder da oposição em Moçambique, Venâncio Mondlane, reafirmou na última sexta-feira (21) a necessidade de encerrar definitivamente as portagens consideradas ilegais no país até ao final deste ano. A proposta faz parte do seu Plano Quinquenal 2025-2029, apresentado numa transmissão ao vivo nas redes sociais.
Segundo Mondlane, a maioria das portagens em funcionamento são ilícitas, e o setor precisa de uma reforma completa para garantir que a instalação e cobrança sejam feitas de forma legal.
“É preciso haver uma reforma total em relação à questão das portagens. A maioria são ilícitas, ilegais, e devem ser encerradas em definitivo. A nossa proposta é que durante o ano de 2025 se suspenda a cobrança das portagens enquanto se faz a reforma completa desse setor”, afirmou.
Cobrança Suspensa Desde 2024
As tarifas de portagens estão suspensas desde o ano passado, após manifestações pós-eleitorais que resultaram na vandalização de várias infraestruturas. Mesmo com uma tentativa frustrada de retomar a cobrança, a suspensão manteve-se.
Mondlane indicou que uma nova decisão sobre a retoma ou não da cobrança seria tomada após 27 de abril, quando se completa a avaliação dos primeiros cem dias da governação “paralela”.
Prejuízos para as Concessionárias
A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) alega ter acumulado prejuízos na ordem dos 655 milhões de Meticais devido à destruição e à suspensão das cobranças, afetando principalmente as cidades de Maputo e província de Maputo. Das 16 portagens geridas pela empresa, apenas quatro continuam operacionais.
Por sua vez, a concessionária TRAC mantém apenas duas portagens em funcionamento parcial na capital moçambicana.


Enviar um comentário
0Comentários